domingo, 12 de setembro de 2010

Artrópodes

-Filo Arthropoda


-Tem exoesqueleto (esqueleto externo). O exoesqueleto é feito de uma substância resistente chamada quitina.
-Funções do exoesqueleto: Protege o animal contra predadores, sustenta o corpo e diminui a perda de água por evaporação
-Apesar do forte exoesqueleto de quitina, os artrópodes são bem ágeis,pois possuem articulações
-Os artrópodes crescem,mas o exoesqueleto não acompanha esse crescimento,então o artrópode se livra do exoesqueleto enquanto está crescendo,e depois fabrica um maior. Isso se chama crescimento por mudas.Durante o tempo em que o artrópode fica sem o exoesqueleto, ele se esconde,pois está sem proteção.
-Osartrópodes são classificados em:
-Insetos: O corpo é dividido em 3 regiões: cabeça, tórax, e abdome.Possuem um par de antenas, e na boca existem as peças bucais, que variam de acorodo com o inseto.. No tórax ficam três pares de pernas, e dois pares de asas, que são encontradas na maioria dos insetos.

-Crustáceos: O corpo é geralmente dividido em cefalotórax e abdome.Na cabeça existem dois pares de antenas. O número de pernas varia. Respiram por brânquias.A maioria tem sexo separado. Exemplo: Caranguejo.


-Aracnídeos: O corpo é dividido em cefalotórax e abdome, possuem 4 pares de pernas,não possuem antenas e tem um par de quelíceras, que agarram presas e as manipulam na alimentação.Em algumas espécies, as quelíceras podem injetar peçonha.Exemplo: Escorpião


-Quilópodes: Tem o corpo alongado e dividido em cabeça e tronco.Possuem 1 par de pernas por segmento.Exemplo: Lacraia

.

-Diplópodes: São bem parecidos com os quilópodes, a diferença é: os diplópodes possuem 2 pares de pernas por segmento.Exemplo: Embuá

Nenhum comentário:

Postar um comentário